NOSSOS SERVIÇOS

MECÂNICA E REVISÃO GERAL

MECÂNICA A AF Auto Center é um centro automotivo direcionado a manutenção de veículos leves, especializado na marca Fiat, com técnicos automotivos especializados e respeitada qualidade.

Injeção Eletrônica

É um sistema de gerenciamento composto de uma central eletrônica (U.C.E.), que recebe informações de sensores instalados no motor e controla, entre outros sistemas, a injeção de combustível e a ignição.

A Injeção eletrônica veio com o intuito de se adequar a norma de legislação OBDBR-1 promovida pelo CONAMA.

Porque Manter a injeção eletrônica do meu carro em dia?

            Pois sua principal função é formar a mistura de ar e combustível necessária para o perfeito funcionamento do motor, mantendo os índices de emissão de poluentes dentro das exigências dos órgãos fiscalizadores. Deixando o sistema de injeção em perfeito funcionamento não correrá o risco de: Consumo excessivo de combustível, desgaste precário de peças, falhas eletrônicas ou mecânicas.

Direção, Freios e Suspensão

Triângulo da segurança

Triângulo da Segurança é um processo de três partes durante o qual um técnico profissional checa componentes críticos interconectados de sistema que controlam a direção, a parada e a estabilidade. Triangulo da segurança é basicamente uma inspeção visual dos sistemas de Freio, Suspensão e Direção.

Para que sua viajem de férias seja tranquila, a inspeção do Triângulo da Segurança é de extrema importância. A revisão deve ser realizada nos subsistemas de freios, sendo eles pastilhas de freio, discos de freio, flexíveis, fluido, sapatas de freio traseiro, cilindros e cabos. Também deve ser inspecionados os subsistemas da suspensão, consistindo em molas, amortecedores, buchas, balanças, batentes, coifas, coxins. E por fim revisando o subsistema de direção, estando elencados os terminais, axiais e buchas.

Realizando assim serviços de revisão, troca de pneus, suspensão, freios, troca de óleo, alinhamento, balanceamento, injeção eletrônica, entre outros

ALINHAMENTO DE FAROL

Por que alinhar os faróis?

Manter os faróis alinhados garante a visibilidade e aumenta a segurança, tanto para você quanto para os veículos que trafegam em sentido contrário e à sua frente.

Quando alinhar os faróis?

O alinhamento é recomendado sempre que:

– Houver a substituição da lâmpada do farol

– Substituição do farol

– Retirar o farol para reparos

– Houver troca ou arqueamento de molas da suspensão

– A altura do veículo for modificada.

 

GEOMETRIA 3D E BALANCEAMENTO

No serviço de alinhamento de rodas são observados e verificados os seguintes itens (ângulos):

Convergência: É o ajuste das rodas direcionadas, de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.

Divergência: É a condição oposta à convergência. Neste caso, as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira. Se os valores especificados para a convergência ou divergência das rodas estiverem alterados, a banda de rodagem dos pneus apresentará um desgaste irregular, que provocará um alisamento acelerado da banda de rodagem.

Caster: É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino-mestre ou do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade e direcionamento do veículo. Pouco ou nenhum caster resultará em desgaste acentuando em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu. O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste prematuro da banda de rodagem do pneu.

Camber: É determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou fora do veículo, em relação ao plano vertical. A cambagem pode ser positiva ou negativa. A cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no ombro do pneu. Se o camber for positivo, o desgaste será no ombro interno.

Quando fazer o alinhamento?

  • A cada troca de pneus.
  • Em condições normais, a cada 5.000 km.
  • Por ocasião do rodízio de pneus ou balanceamento das rodas.
  • Quando os pneus apresentarem:
    • Desgaste excessivo na área do ombro.
    • Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de “escama”.
  • Quando o veículo apresentar:
    • Volante duro.
    • Vibração do carro.
    • Trepidação das rodas dianteiras.
    • Desvios para um dos lados quando o motorista retira as mãos do volante.

Balanceamento das rodas

Balanceamento é o equilíbrio ideal do conjunto pneu e roda através de contrapesos de chumbo. A sua função é melhorar a dirigibilidade e otimizar a estabilidade do veículo.

Rodas desbalanceadas provocam:

  • Vibrações no volante do veículo.
  • Desconforto ao dirigir.
  • Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade.
  • Dificuldade em manter o veículo na trajetória.
  • Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.

Consequentemente os pneus são danificados e tem sua vida útil reduzida, provocando extremo desconforto ao dirigir.

Para que seu veículo não saia do balanço você deve ficar por dentro dos dois tipos de balanceamento existentes: o estático e o dinâmico. Podemos dizer que uma roda estaticamente balanceada quando cada ponto da circunferência da roda tiver o mesmo peso de seu ponto oposto. Também podemos dizer que uma roda está dinamicamente balanceada quando os pontos opostos de cada lado dela tiver o mesmo peso.

Quando fazer o balanceamento das rodas?

  • A cada troca de pneus.
  • Em condições normais, a cada 5.000km.
  • Por ocasião do rodízio de pneus.
  • Após ter efetuado reparo no pneu ou na câmara de ar.
  • Ao primeiro sinal de vibração no volante ou desgaste irregular da banda de rodagem dos pneus.

Atenção: o balanceamento das rodas traseiras é tão importante para o seu veículo, como o das rodas dianteiras. Portanto, não deixe de fazê-lo!

 

TROCA E MONTAGEM DE PNEUS

Todo motorista que se preze deve efetuar a troca dos pneus regularmente. A troca dos pneus é um procedimento simples que irá retirar os pneus antigos dos aros e substituí-los pelos pneus novos. No entato, este procedimento só pode ser feito em oficinas, uma vez que necessitam de equipamentos especiais. Nossas montadoras de pneus utilizam dos mesmos recursos tecnológicos e estão disponíveis para efetuar a troca dos pneus de seu veículo.

Trocar rodas já é bem mais fácil e qualquer pessoa pode fazer isso rapidamente com a ajuda de um macaco e uma chave de torque. Será necessário seguir os seguintes passos:

Engate a primeira marcha e puxe o freio de mão.

Afrouxe as porcas das rodas transversalmente.

Eleve o veículo com a ajuda do macaco.

Retire completamente as porcas das rodas.

Tire a roda do eixo e coloque-a embaixo do carro.

Ponha a nova roda no eixo.

Recolha a roda antiga que está embaixo do carro.

Abaixe o veículo.

Aperte as porcas da nova roda transversalmente.

Ao colocar as novas rodas sempre mantenha a direção de rolamento do pneu e a rotação correta em mente (use uma chave de torque!). Além disso, você também deve mudar as rodas de posição (na próxima troca, instale os pneus frontais na parte traseira e vice-versa). Verifique a pressão de ar no posto de gasolina mais próximo e aperte as porcas das rodas, se necessário. E pronto! As rodas foram trocadas com sucesso!

Verificando a condição do pneu

A troca de um pneu ou de uma roda pode ser necessária devido a vários fatores. Em primeiro lugar, nem todos os motoristas utilizam pneus para todas as estações e, portanto, precisam trocar seus pneus pelo menos duas vezes ao ano. Você deve verificar previamente se os pneus ainda possuem a profundidade de piso mínima de 1.6 mm. Se o resultado for negativo, você pode adquirir seu novo conjunto de pneus na AF Auto Center, de maneira rápida e prática. A idade do pneu também conta pontos na hora de analisar sua condição, como por exemplo o número DOT localizado na lateral do pneu que indica a semana e o ano de fabricação. Após cinco anos, o pneu deve ser eliminado e substituído, mesmo se a banda de rolagem ainda estiver em bom estado, pois com o passar do tempo a borracha perde suas propriedades originais e o pneu começa a “escamar”. O composto de borracha do pneu não foi feito para durar para sempre!

 

TROCA DE ÓLEO E FILTROS

O que acontece quando se esquece de trocar o óleo na quilometragem indicada? Quais os riscos? 
De acordo com o engenheiro Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, a SAE Brasil, de uma forma geral, ultrapassar a quilometragem de troca quando o veiculo é usado de forma normal e não abusiva não é algo gravíssimo. E o condutor pode rodar até 1 mil km, sem grandes problemas. Entretanto, o nível do óleo deve estar obrigatoriamente acima da indicação mínima da vareta. O especialista alerta também que manter o óleo dentro dos limites do nível é essencial. Alguns carros mais sofisticados já avisam o motorista através de indicação do painel a necessidade de troca.

É obrigatório ter que colocar sempre o óleo da marca indicada pelo fabricante do carro? 
Segundo Remo Lucioli, diretor da Inforlub Brasil, empresa especializada em lubrificação automotiva, as montadoras de veículos especificam os óleos lubrificantes através de características que determina uma especificação técnica. Dessa forma, basta seguir as especificações técnicas para trocar ou complementar o nível do óleo do motor quando necessário. Algumas marcas celebram acordos comerciais com fabricantes de óleos e passam a recomendar estas marcas, mas você não está obrigado a usar esta ou aquela marca. Este seu direito está garantido pela no Código de Defesa do Consumidor.

Quais as diferenças entre óleo mineral, sintético e semi-sintético. Por que os óleos sintéticos podem ficar por mais tempo no motor que os outros? 
Quanto à diferença entre eles, Lucioli diz que o óleo sintético é um produto de engenharia química bem mais resistente que o mineral – que é obtido da destilação direta do petróleo – e o “semi-sintético” – que é uma mistura de básicos sintéticos e minerais. Mas, segundo ele, o importante é não se deixar levar por argumentos que este ou aquele óleo dura mais quilometragem ou mais tempo em uso – os minerais duram 5 mil km, enquanto os sintéticos valem por 10 mil km.
Já Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat, explica que os óleos sintéticos têm, em geral, vida útil maior se comparado aos lubrificantes minerais por serem mais resistentes. Satkunas completa afirmando que os óleos minerais, em geral, são mais baratos. Já os sintéticos, fabricados pela síntese de componentes em laboratório, são mais caros que os de origem mineral.

É preciso usar aditivos no óleo do motor? 
Para Lucioli, o óleo já é composto por óleo básico e aditivo, ou seja, um óleo novo já vem com a quantidade de aditivos necessária.

A troca de óleo em modelos que fazem trajeto apenas na cidade deve acontecer com mais frequência? 
Dilser explica que transitar em trechos urbanos é considerado em alguns casos uso severo, ou seja, exige troca de lubrificante com maior frequência. Isso porque há grande variação de rotações, de carga e de temperatura, que exigem mais do motor e, por consequência, do lubrificante.

Como saber a hora de trocar o óleo quando a quilometragem não é lembrada? 
Satkunas explica que a cor escura do óleo pode ser um indicativo. Entretanto, o óleo escuro mostra que a ação detergente do óleo esta sendo cumprida. Em motores a gasolina, por exemplo, o especialista diz que o óleo tende a escurecer mais, pois os hidrocarbonetos resultantes da combustão estão mais presentes. Já nos carros movidos a etanol, o óleo é menos contaminado por hidrocarbonetos e fica mais claro, mas isso não significa que está limpo. Logo, deve ser igualmente trocado na quilometragem correta. Por questão de tempo, recomenda-se trocar a cada seis meses, quando o veiculo não é muito utilizado

É preciso trocar o filtro de óleo toda vez que se troca o óleo? 
A recomendação é que a troca do filtro de óleo seja realizada a cada troca do lubrificante, pontua Dilser. Lucioli completa que o óleo é responsável por executar várias tarefas como, lubrificar, refrigerar, proteger, pressurizar e limpar o motor. Nesse caso, toda a sujeira removida pelo óleo fica depositada no filtro. E se o filtro de óleo não for trocado acabará entupindo e isso pode interromper a circulação do óleo e até fundir um motor.

A quilometragem alta exige o uso de um óleo diferente? 
Para o especialista da SAE, não. Ele esclarece que alguns mecânicos fazem essa recomendação, mas é apenas uma “lenda”. O óleo mais grosso pode trazer problemas, pois os tuchos hidráulicos não carregam o óleo de imediato e podem dificultar a partida a frio. O óleo recomendado pela montadora evita que esses problemas ocorram. Uma boa medida consiste em medir a pressão de compressão dos cilindros e verificar se os aneis estão desgastados após uns 100 mil km de uso. Se for o caso, uma troca de aneis pode resolver o problema de motores “cansados” a um preço razoável o que revitaliza o conjunto motriz. O óleo, por sua vez deve ser sempre o especificado pela montadora.

 

HIGIENIZAÇÃO DE AR CONDICIONADO

Com temperaturas que chegam a mais de 30 graus no verão, o ar condicionado é um dos itens favoritos e essenciais para quem está comprando um carro. O conforto proporcionado vai além da refrigeração: como o vidro deve ficar fechado para o efeito ser potencializado, as pessoas se sentem mais seguras dentro do veículo, principalmente quando precisam passar por locais considerados perigosos, e também não precisam ficar inalando fumaça de caminhões e a poluição da cidade, que pode causar danos respiratórios. Além disso, o sistema ajuda a manter os vidros desembaçados nos dias muito frios ou na chuva.

Com a capacidade de controlar a temperatura, a ventilação, a umidade e a qualidade do ar dentro do seu carro, o ar condicionado funciona de uma forma bastante complexa, e envolve a pressurização de um fluido (o R134a), uma troca térmica no condensador, um filtro que segura às impurezas e absorve a umidade do ar e uma válvula que diminui a pressão e aumenta a temperatura, tudo isso antes de chegar ao evaporador, onde entra nos dutos de ventilação, até chegar refrescante para aliviar o motorista.  Quer dizer… se tudo estiver em perfeito estado de funcionamento!

A troca do filtro de cabine (habitáculo) e recomendada à troca a cada 15.000km em condições normais e a cada 7.500km em situações de poeira, além da troca do filtro é muito importante que seja feita a higienização do sistema de ar condicionado, e este deve ser feita a cada 6 meses, na AF Auto Center a higienização do ar condicionado é feita por um aparelho OzonMaker Magneti Marelli, é um dispositivo equipado com sistema de produção de ozônio para descontaminarmicrobiologicamente ambientes e superfícies sem deixar resíduos químicos, pois converte-se espontaneamente em oxigênio.

Estes detalhes são muito importantes, pois são eles que determinam a qualidade do ar que você e sua família respiram dentro do veiculo.

Na AF Auto Center você encontra estes serviços, estamos prontospara fazê-lo em seu veículo.

NOSSOS TELEFONES:

(54) 3222 18.10

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Seg – Sex: 7:30 – 18:00